Como calculo a minha massa gorda?

Ontem recebi um comentário a perguntar como eu calculava a minha massa gorda e achei que seria um bom tópico para o post de hoje.

Existem três métodos, um melhor que os outros, sendo que os últimos apenas vos dão uma estimativa muito geral da vossa massa gorda, mas eu já vos explico tudo.
1º Método - As balanças

As balanças diagnóstico, já vos falei sobre elas num post de wish list, são a melhor opção para medir a massa gorda do vosso corpo.

O que esta balança faz é libertar uma descarga elétrica pelo o vosso corpo, mas não dói não se preocupem. Essa descarga percorre muito facilmente pelos vossos músculos porque são compostos por muita percentagem de água mas quando passa pela gordura, que tem apenas 20% de água, o percurso fica um pouco mais lento, por isso, quanto menos gordura tiveres no teu corpo mais rápido é o caminho da descarga elétrica pelo teu corpo.

Assim que acaba o seu percurso a balança faz as contas para ver quanta massa gorda têm no vosso corpo, tendo também como dados a vossa altura e a vossa idade, que está inserido na memória da vossa balança, e também o vosso peso que a balança pesa no momento.

O ideal é pesarem-se com a bexiga vazia e com algumas horas de distância do vosso exercício físico.

Eu não tenho destas balanças em casa, mas o N tem, e como tenho andado nesta aventura do Insanity tenho ido lá pesar-me todas as semanas.
2º Método - A Fórmula
Lá vamos nós para as fórmulas ahah Vejam o post anterior de como chegar às calorias que devem ingerir por dia ao clicar *aqui*
Calcular o IMC
Para chegarmos à nossa massa gorda temos primeiro de descobrir o nosso IMC (índice de massa corporal).
Para isso só precisam de colocar a vossa altura ao quadrado, e dividir o vosso peso por esse número.
Por exemplo:

Dados: Peso: 60kg | Altura: 1,66


1,66²=2.7556  | 60/2.7556 = 21.77384235738133
O IMC é de 21,8
Calcular a Massa Gorda
Agora que temos o IMC vamos calcular a nossa massa gorda. Como já devem estar a imaginar a fórmula é diferente para homens e para mulheres. Se quiserem fazer a fórmula para homens substituem a palavra "sexo" por 1, e se forem do sexo feminino substituem essa palavra por 0.

(1,20 x IMC) + (0,23 x idade) – (10,8 x sexo) – 5.4
(1,20 x 21,8) + (0.23 x 24) - (10.8 x 0) - 5.4
26.16 + 5.52 - 0 - 5.4

26.28
3º Método - A Calculadora
Se contas não é com vocês ou simplesmente não querem perder tempo, existem várias calculadoras online que vos ajudam a descobrir o vosso IMC e a vossa percentagem de massa gorda.
Basta inserir a idade, o peso, o vosso sexo e a altura, e estas calculadoras dão-vos uma estimativa de qual é a vossa percentagem de massa gorda e o vosso IMC.

Podem encontrar uma calculadora online se clicarem *Aqui*
Se vocês quiserem uma estimativa mais aproximada da realidade aconselho-vos a utilizar o primeiro método, as balanças. Se as tiverem em casa, perfeito, se algum amigo ou familiar tiver em casa peçam para usar de vez em quando, mas se não tiverem e quiserem, como eu, podem aquirir umas bem baratas na fnac. (Podem clicar naquelas imagens das balanças que vão direitamente para a página de cada produto)

Se quiserem ter apenas uma estimativa geral utilizem as fórmulas ou alguma calculadora online, é uma forma rápida e gratuita de saberem onde estão na tabela.

Espero que tenham gostado deste post,
Até amanhã*

7 Comments

  1. lol nice! Bom post! Eu costumo usar uma dessas balanças fancy mas já nem vejo isso da massa gorda há montes de tempo XD


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Gostei do post e concordo que o melhor método seja mesmo o da balança. Por acaso tenho uma que mede a massa gorda, mas não a tenho usado :)

    ResponderEliminar
  3. São boas formulas para ter uma ideia das percentagens mas se queres realamente saber as percentagens de massa gorda exactas terá de ser por medida de pregas cutâneas medidas através de uma adipómetro. Algo que um profissional do exercício saberá fazer :)

    Beijinho*
    A Pa-trícia

    ResponderEliminar
  4. Tenho mesmo de arranjar uma balança dessas, ainda por cima a minha avariou e isto de não se ter balança ainda nos leva a fazer mais asneiras na alimentação, pois não vemos o peso em excesso que temos...

    ResponderEliminar
  5. Nem vou experimentar ver o meu xD

    Foi um bom post, sim senhora ♥

    http://cristiana-tavares.blogspot.com

    ResponderEliminar

Follow Me On Instagram