Guia para pele sem borbulhas

Borbulhas são daquelas coisas terríveis da vida que aparecem quando menos esperamos, por razões diversas, só para nos chatear, ou será?

A verdade é que essas borbulhas são um aviso do nosso corpo para pararmos de fazer alguma coisa que nos está a prejudicar, mas o quê? Parar de comer algum alimento? Começar a beber mais água? Mudar a nossa rotina de limpeza de pele? Deixar de usar algum produto de cosmética? Eliminar pessoas tóxicas da nossa vida?

O que aprendi nestes últimos meses é que precisamos de conhecer o nosso corpo, o que ele precisa, basicamente tirar um curso intensivo sobre nós, para conseguirmos fazer o melhor que podemos por nós mesmos. E este curso funciona à base de experiências tentativa-erro.
O nosso tipo de pele
A primeira coisa que aprendi, e podem-me chamar de burra, é que nem todos os tipos de pele reagem da mesma forma aos mesmos tratamentos. Eu sei que existem vários tipos de pele, mas nunca tinha pensado muito nisso, porque, por exemplo, vê-se muito na televisão, e até no youtube, pessoas a dizer "hidratem a vossa pele, comprem este creme, digam adeus à pele seca, às borbulhas, blabla", mas a verdade é que se eu hidratar a minha pele a minha cara fica cheia de borbulhas.

Porquê? Se tiverem uma pele mista, como a minha, irão haver partes da vossa cara que não vão reagir nada bem a esse creme. Como tenho zonas oleosas, ao adicionar cremes utilizados para peles secas que têm ainda mais óleos para hidratar, os meus poros vão transbordar e não vão conseguir respirar, o que resulta em novas borbulhas.
Como normalizar a pele?
Eu tenho pele mista, tenho zonas mais secas e zonas mais oleosas, e às vezes, num dia de lua cheia a minha pele fica perfeitamente normal.

O que eu tento fazer todos os dias é tentar normalizar a minha pele. Se tiverem pele oleosa aconselho-vos a usar uma máscara, que vos falei no último vídeo, que vos vai secar as borbulhas ao mesmo tempo que retira as inflamações e manchas de pele.
Máscara de aspirina, mel e limão - Peles Oleosas
Para esta máscara só vão precisar de uma aspirina, uma colher de sopa de mel e o sumo de metade de um limão.

Coloquem a aspirina numa tigela, triturem-na o mais que puderem com um garfo, adicionem o sumo de limão e deixem a aspirina efervescer. Se ainda houver pedacinhos de aspirina esmaguem-nos com o cabo de uma faca, quando tiver tudo em forma líquida adicionem a colher de mel e misturem bem.

Agora só vão precisar de colocar esta máscara na vossa pele, eu adiciono a mistura em tiras de guardanapo mas vocês podem também aplicar com algum pincel.
Deixem durante uma hora e retirem com água morna. Os resultados são imediatos, vão sentir a vossa pele muito mais saudável e as vossas borbulhas mais secas.

Usem esta máscara no máximo uma vez por semana, é uma máscara muito potente e não deve ser utilizada muitas vezes. E utilizem apenas nas zonas inflamadas e com borbulhas.
Como secar a pele?
Se temos uma borbulha o que precisamos fazer primeiro é não tocar nela! Não a espremer!

Eu sei que pode ser muito difícil para muitos de vocês mas por favor tentem! O segundo passo é ver se a borbulha está muito inflamada ou não. Se estiver inflamada aconselho-vos a colocar um pedacinho de gelo nessa zona, vai parecer magia mas a inflamação vai desaparecer e a vossa pele vai ficar muito menos vermelha. (Depois do vermelho do gelo desaparecer, claro, em 2 minutos está tudo normal de novo)

Agora que a vossa pele não está tão inflamada, podem colocar pó de talco por cima dessa borbulha. A pele à volta da vossa borbulha vai começar a sair, e, ou a borbulha fica cada vez mais pequenina até desaparecer, ou, se for uma borbulha maior, a pele da borbulha vai ficar fina e a borbulha vai sair (não espremam), se precisarem de sair de casa utilizem um instrumento para borbulhas e pontos negros, dessa forma a vossa pele não fica vermelha, a borbulha sai toda, e podem retomar a vossa vida sem borbulhas. 
Como hidratar a pele?
A melhor forma de hidratar a pele é hidratando-a por dentro, ou seja, beber água, muita água. Se o nosso corpo estiver hidratado, a nossa pele não vai precisar de ajuda extra. *Promise*
Como retirar manchas de pele?
Vejam o limão como a lixívia para a nossa pele! Cortem uma rodela de limão e utilizem-no para massajar e limpar a vossa pele. Se o limão estiver frio ainda melhor, vai-vos ajudar a diminuir as inflamações. ( Coloquem no frigorífico umas horas antes ).

Se a vossa pele estiver muito sensível aconselho-vos a espremer o sumo para um recipiente e adicionar uma colher de sopa de mel e colocar como uma máscara durante 30 minutos.

Se tiverem muitas feridas de borbulhas na pele, o limão vai-vos arder imenso, por isso, aconselho-vos a deixar de parte o limão e a usar uma batata como alternativa. Não estou a brincar com vocês, a batata elimina manchas de pele, é milagroso! Só precisam de retirar a pele da batata, cortar em partes para as várias partes do corpo que querem utilizar (cara, axilas, pernas) e massajar a batata na vossa pele.
Que tipo de alimentos devo cortar da alimentação?
Penso que isso vai depender de pessoa para pessoa. Mas tudo que seja fritos e doces tem uma influência muito negativa na minha pele. Como vos disse isto é tudo experiência de tentativa e erro para tentarmos conhecer o melhor possível o nosso corpo.

Experimentem alguns alimentos e vejam a reação que tem no vosso corpo, se virem reações negativas tentem reduzir nesse alimento, e se mesmo assim as borbulhas aparecerem tentem arranjar uma forma de criarem esse alimento em vossa casa sem produtos artificiais.
Rotina Diária
Conhecermos o nosso corpo, o que nos faz bem e o que nos faz mal, e cuidarmos dele é das coisas mais importantes que temos de fazer na nossa vida. Ter borbulhas não devia ser motivo de vergonha, o nosso corpo está a tentar dizer-nos que alguma coisa está mal e de que temos de mudar alguns aspectos da nossa vida.

Como vocês viram no meu vlog, de um dia para o outro a minha pele piorou imenso, e isso deveu-se ao início do Período, ao facto de eu ter estado doente nesses dias (o meu corpo ficou desidratado), e por eu ter comido algumas coisas que não devia ter comido, como duas vezes pizza numa semana.

Mas, ao utilizar a máscara de aspirina, numa hora a minha pele melhorou drasticamente, e é mesmo isso que vos queria mostrar com este post. Eu sei o que "fiz de mal" para a minha pele ficar assim e sei exatamente que armas tenho que usar para combater o mal que fiz a mim mesma.

Eu não vos vou dizer que produtos usar porque cada pele reage de forma diferente, mas posso-vos dizer que beber água é muito importante, façam isso todos os dias. Façam esfoliação à vossa pele pelo menos 2 vezes por semana, e façam uma máscara de pele pelo menos uma vez. Tentem perceber o que vos faz mal e o que vos faz bem, e claro, lavem a vossa cara todos os dias, sempre que puderem com algum sabonete líquido que seja benéfico para a vossa pele, se usarem maquilhagem não se esqueçam de a retirar todos os dias da vossa cara.

Foi um post grandinho mas espero que vos ajude de alguma forma.

Beijinhos da Maria

5 Comments

  1. Great haircare tips!
    xx

    http://www.mybeautrip.com

    ResponderEliminar
  2. Sei perfeitamente o que querer apagar todas as borbulhas de um dia para o outro!! E a minha pele é semelhante à tua, mista, mas no meu caso a acne que tenho agora são mais as manchas de borbulhas anteriores e claro, os pontos negros são o meu desastre!! Tenho de descobrir quais os melhores métodos para hidratar e aclarar a minha pele mas gostei muito de algumas dicas tuas..Obrigada!!

    Beijinhos
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas linda! Para mim é sempre difícil não tocar nelas!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  4. eu sofro mais com poros e pontos negros que borbulhas... que inferno!

    ResponderEliminar

Follow Me On Instagram