Como dar visualizações ao blog
(mesmo sem escrever nele)


Já recebi algumas mensagens a perguntar como é que eu me mantive no top 15, de moda, no Blogs de Portugal, e como subi no ranking global várias vezes, mesmo não escrevendo nada durante meses.

Ultimamente tenho tentado ser mais assídua aqui (embora falhando um bocado), mas a verdade é que estive durante meses sem escrever e mesmo assim consegui com que o meu blog continuasse a crescer.

Estou neste momento em 7º lugar de 948 blogs de moda, e em 237º de 15331 blogs em Portugal, nada mau.

Eu já tenho o blog há 8 anos, e, se têm um blog, devem saber que às vezes sabe bem, e é necessário, fazer uma longa pausa. Mas a verdade é que não é preciso abandonar o blog completamente, e há certas coisas que podem fazer para que ele não perca a relevância durante as vossas férias. Porque sejamos sinceros, fazer umas férias, chegar ao blog, ver que desceu imenso no ranking é absolutamente descorajador, o que faz com que muitos bloggers desistam das mini-férias e troquem por umas férias permanentes.

Este post é direccionado para bloggers, e caso usem as minhas dicas para subir no ranking digam-me :) Adorava ver o vosso progresso.
1º Passo : O Botão Mágico
O primeiro passo para aumentarem substancialmente as estatísticas do vosso blog, e darem um boost às vossas views, é sem dúvida implementarem o botão "Read More" no vosso blog. 
Mesmo que o vosso blog tenha imensas visualizações, parte dessas views perdem-se pelo simples facto de só haver 10% de seguidores activos. E o que é que isso interessa?

Ao ter o vosso post todo visível no vosso blog, 90% das pessoas vão ler mas não vão fazer mais do que isso, e só esses 10% é que vão clicar no post para conseguirem comentar, ou ler os outros comentários. MAS, se tiverem o botão Read More, toda a gente vai clicar para ler, todas as visualizações vão ser contabilizadas, e isso dá direito a mais visualizações, pura lógica.

É uma técnica super fácil de implementar e se quiserem saber como adicionar o botão, ou até mesmo personalizá-lo ao vosso gosto, podem ler este tutorial que criei para vocês.
2º Passo : Preparar os Posts & Deixar as views entrar
O segundo passo foi feito no parágrafo anterior, conseguiram perceber o que eu fiz? Tentei manter-vos interessados e interliguei este post a um post antigo, dessa forma dando views a um post de 2015!

Mas não, não é só fazer publicidade de posts a torto e a direito! Não, têm de preparar os posts, têm de ser posts que possam ser lidos e relidos, em qualquer altura, em qualquer ano! Esse post é de 2015, verdade, mas já conta com 5500 visualizações, e recebe mensalmente cerca de 200 views, porquê? Por ser um post relevante em qualquer altura, sendo super pesquisável no google.

Mas não fiquem a pensar que quando eu falo em interligar posts com outros posts estou a falar apenas do blog, não, não, usem outras redes sociais, instagram, facebook, snapchat, e youtube, se tiverem.
Não sejam chatos com o spam, mas sempre que for relevante falarem sobre um post antigo não hesitem, existem várias ocasiões em que relembrar posts faz todo o sentido.

Querem saber qual é o máximo de visualizações que tenho numa página antiga, só com este pequeno truque? Ultrapassa as 45.000 views! E esse mesmo post recebe mensalmente cerca de 700 views!

E preciso de vos dizer, e acho que vocês sabem, que o meu blog anda a meio gás há uns 2 anos, por isso se eu consigo vocês também.

Mas como fazer os posts serem sempre relevantes? Falem sobre coisas que as pessoas querem mesmo ler, ensinem-lhes coisas que não conseguem encontrar em mais lado nenhum, ou pelo menos tentem ensinar de forma mais fácil e divertida, tentem-lhes fornecer algo que não encontram em mais lado nenhum, e todos os posts de dicas sobre qualquer coisa (viajar, blogs, compras, decoração, etc) vão ser sempre relevantes, em qualquer altura do ano.

Mas na verdade, é possível tirar partido de qualquer tipo de post. E é nisso que se foca o 3º Passo.
3º Passo : Não deixar nada ao acaso!
Título! Imagem! Texto! Tags! Tudo é importante!

Um título bom, aliado a um texto cheio de tags (palavras-chave), e às próprias tags internas do post, fazem com o vosso post seja 100% pesquisável no Google.

Se fizerem um post sobre um outfit não coloquem algo como "Deu-me para isto #120" (Existem bloggers que fazem algo do género), coloquem algo que descreva bem o vosso look, e se quiserem patrocinar uma marca, coloquem mesmo o nome da marca no título, vai-vos ajudar imenso.

No texto e nas tags tentem também colocar as palavras-chave, como "outfit", "look do dia", etc, e todas as marcas que estão no vosso look.

Tentem encontrar as tags mais utilizadas no google, relacionadas com o vosso post, e usem-nas. Aconselho-vos completamente o Google Trends! Lá conseguem descobrir quais são as tendências dos últimos dias, o que vos pode dar algumas ideias para próximos posts, e podem até descobrir se tags que querem usar são relevantes actualmente.

Quanto às imagens, façam-nas o mais Pinterest possível! Prometo falar disto com mais calma, assim que tiver todas as informações também. (Mas só para terem noção, consegui passar de 3000 views para 100.000 views mensais no Pinterest! *Work in progress - A tentar perceber um bocadinho como isto tudo funciona*)
O Pinterest é uma plataforma incrível para dar views aos vossos blogs, todos os dias, todo o ano!
Adicionem o plugin do Pinterest ao vosso blog para conseguirem aumentar as vossas estatísticas.

Se não tiverem muito jeito a utilizar software como o Photoshop (Aprende a instalar, gratuitamente, aqui), aconselho-vos sem dúvida uma app para telemóvel chamada Canvas. Está preparada com inúmeros templates, para qualquer rede social, e é muito fácil de utilizar!!! Para além de que, se preferirem utilizar online, no PC, também podem! E a boa notícia é que sincroniza os vossos projectos entre telemóvel e PC, incrível!
Vale a pena seguir as minhas dicas?

E muitos de vocês podem pensar: "ok, mas o que diferencia as tuas dicas das dicas de outras bloggers? Porque é que és assim tão especial?"

Não sou, nem me sinto especial. Mas todas as dicas que vos dou resultam de horas de pesquisa, experiências, e muito trabalho. Para além de que conseguem ver todo o meu progresso em todas as redes sociais.
Que passei de 3000 views mensais no Pinterest para 100.000 (num espaço de 2 semanas).
Que passei de 3000 seguidores para 10.000 num curto espaço de tempo, e agora conto com mais de 37.000 seguidores no Youtube.
Que alcancei 1 milhão de visualizações no blog e tenho cerca de 15000 visualizações mensais, a escrever raramente, *vergonha*.
E também vos documentei em vídeo a semana em que passei de 300 seguidores no Tumblr para mais de 4000!

A única coisa que diferencia as minhas dicas de todas as dicas que outras bloggers vos dão (pelo menos do que eu tenho visto) é que eu tenho resultados que demonstram que funcionam.

Não preciso de partilhar nada com vocês, mas quero. E se quiserem que partilhe mais com vocês, sobre qualquer outra rede social que tenho conseguido crescer, digam-me :)

Já agora obrigada pelo 1 milhão de visualizações aqui no blog. Obrigada a toda a gente que me tem acompanhado nesta jornada, quer me estejam a seguir desde o início ou que me tenham conhecido no Instagram, Tumblr ou Youtube.
O mês está quase a terminar (como??), o que significa uma newsletter nova com freebies!!! Se te quiseres inscrever só precisas de colocar o e-mail nesta caixa aqui em baixo.

8 Comments

  1. Sim isso do botão ler mais, dá imenso jeito. Bem sei que por vezes posso não ter os melhores posts, mas às vezes uma pessoa fica desanimada ao esforçar-se tanto e ter só umas 30 visualizações. :(
    Mas obrigada pelas dicas!!!! És um amor!

    ResponderEliminar
  2. Vou começar a ter em conta estas tuas dicas! Pareceram maravilhosas e bem fáceis :D

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  3. Amazing post dear! I really love the design of your blog <3

    I'm following you on GFC :)

    mystylishcorner.blogspot.ba

    ResponderEliminar
  4. Que post tão bom Maria! Gostei imenso! Vou seguir as dicas, tens resultados muito bons, fruto de trabalho. Parabéns!!

    Blog - Maria Rita
    > Follow my Instagram

    ResponderEliminar
  5. Boas dicas. Principalmente aquela do botão ver mais. Obrigadão

    ResponderEliminar

Follow Me On Instagram