Como ser Youtuber - Parte II
Dicas para ganhar e manter seguidores


Quando os youtubers dizem algo como "O canal não existiria se não fossem vocês (Seguidores)" não é uma frase clichê só para os seguidores ficarem todos contentes (também, claro, mas), não, é uma frase super sincera e é completamente verdade.

O que seria de um canal sem seguidores? O que seria de uma canal sem interacção? Seria apenas uma pessoa a falar para uma câmara, sozinha.

E se vocês estiverem a ler esta série de posts é porque provavelmente têm a ideia de criar um canal de youtube mais profissional, e esperam, um dia, conseguir ganhar um pouco de dinheiro com ele.

Por isso, eu hoje trouxe para vocês várias dicas para ganharem seguidores, manterem seguidores, e fazerem amigos para a vida.
1. Não desistam
A primeira dica que tenho para vocês é "Não desistam". Imaginem que querem mesmo muito chegar a alguma etapa importante, por exemplo, os 1000 seguidores, e isso iria demorar cerca de 5 meses (hipoteticamente), se vocês pararem no terceiro mês, por estarem desiludidos com o crescimento do canal, o vosso percurso para lá chegar vai ser muitoooo mais longo. Se pararem um mês, vão demorar mais de um mês para retomarem o vosso caminho, porque vão ter de voltar a cativar a atenção dos vossos seguidores, tentar descobrir quais são as modas do momento, e também voltar a inserir a rotina de gravar vídeos e editar vídeos na vossa vida. (O que resulta numa possível desistência)

Com isto não estou a dizer para se matarem de trabalho, fazer uma pausa para descansar do trabalho excessivo é uma coisa (vou falar sobre truques para aliviar o trabalho num próximo post), e desistir por não se ver resultados é outra coisa completamente diferente.

Pergunta: Faz mais sentido...
a) Desistir porque não se vê resultados?
ou
b) Lutar mais porque não se vê resultados?

Se escolheram a opção b) são do meu tipo de pessoas, eu detesto desistir, e é coisa que nunca faço.

Se depois de testarem durante uns meses serem Youtubers e realmente não for para vocês, dou-vos todo o meu apoio para desistir deste hobbie, mas se adorarem e quiserem mesmo, mesmo, ter uma carreira no Youtube, não deixem que uns números vos deitem a baixo. A solução é sempre continuar a lutar.

2. Cumpram um horário
A segunda dica que tenho para vocês é "Cumpram um horário". Manter um horário de publicações, por exemplo, vídeos todas as segundas e sextas, vai-vos ajudar imenso a criar uma rotina, mas também a manter os vossos seguidores interessados.

Há uma probabilidade bem maior dos vossos seguidores voltarem todas as semanas para ver os vossos vídeos por saberem da existência de novos vídeos para assistir.

Se estiverem a começar no youtube aconselho-vos a fazer um vídeo por semana, para se irem acostumando ao trabalho que envolve ser Youtuber, e quando sentirem que conseguem produzir mais que um vídeo por semana podem aumentar os vossos dias de publicações.
3. Os vossos seguidores são Importantes!
Existe muita gente que pensa que os seguidores são completamente acessórios, e a maior parte de youtubers que conheço nem se dão ao trabalho de responder e interagir com os seus seguidores.

O que falta a essas pessoas é humildade, porque toda a gente (Quase toda) começa do zero, e nós, sendo "famosos" (com muitas aspas) ou não, nunca nos daria o direito de descartar os nossos seguidores.

Eu tenho 28000 seguidores no Youtube e embora sinta uma enorme dificuldade de responder a toda a gente (mesmo tendo uma interacção de 20%) tento sempre fazê-lo, e tento sempre arranjar novas ideias de os incluir nos meus vídeos, seja a fazer vídeos com os seus pedidos, ou a fazer um shoutout das contas de instagram, ou até a editar as fotos deles "ao vivo".

Interajam! Muita gente diz que falar com os seguidores não é "coisa de famoso", mas tentem mudar essa mentalidade, porque, vou-vos contar um segredo, quanto maior a interacção, maior o amor que vão receber, e maior o vosso canal se vai tornar.
4. As modas são importantes, mas... o canal é vosso
É muito importante estar sempre a par das modas, como o slime, os fidget spinners, e todos os desafios que vão aparecendo no youtube mas, embora esses vídeos sejam uma forma perfeita de ganharem mais visualizações e inscritos, é muito importante saberem se esses temas se enquadram no vosso canal e se seria algo que os vossos subscritores gostariam de ver.

Se é um tipo de vídeo que vocês adorariam fazer, façam, claro, mas nunca se sintam forçados a fazer uma coisa que não é do vosso agrado ou que não faria sentido estar no vosso canal, porque o mais provável é que os vossos subscritores também não gostem desse tipo de vídeo.

Utilizem a barra de pesquisa do Youtube e a zona das "Tendências" para avaliar o que está na moda e escolher que tipo de vídeos vos interessa fazer. E claro, podem sempre pedir ajuda ao vosso público para escolherem que tipos de vídeos ficariam melhor no vosso canal!

5. Falem a vossa própria língua
Vocês têm de pensar nos vossos inscritos como os vossos melhores amigos online. Eles percebem as vossas piadas internas, estão aqui para vos dar forças para manter o canal a funcionar, podem brincar com vocês sempre que vocês erram em alguma coisa (como qualquer amigo faria), e vocês podem ter assim, muito facilmente, um grupo fantástico e maravilhoso.

Vocês podem ter o vosso próprio nome, por exemplo, os subscritores da Eva, do canal My Life as Eva, chamam-se Evanators, sejam criativos e criem a vossa própria linguagem, isso vai fazer com que todos os vossos subscritores se sintam incluídos, numa grande família!
Ajudem-me a ajudar-vos!
Embora não tenha havido muita interacção no post anterior, houve IMENSAS visualizações (obrigada), por isso achei que faria sentido continuar esta série :)

Espero que tenham gostado deste post, para o próximo estava a pensar fazer sobre como dar um boost de visualizações aos vossos vídeos. Os meus vídeos nunca chegavam às 1000 visualizações, e há cerca de um mês descobri que estava a fazer algumas coisas de forma errada e consegui aumentar imenso as visualizações só aumentando 1 minuto no meu trabalho.

Mas como para esse vídeo vou dar informação mesmo secreta (ahah) quero mesmo saber se estão interessados ou não. Podem só responder "Sim" em Anónimo se tiverem vergonha em aparecer. (Mas pensem como Youtubers, se colocarem os vossos dados nos comentários toda a gente que estiver a ler este post vai saber que vocês existem e podem vos dar visualizações! Yeah! Pensar como Youtuber é fixe 😏😉😉😉😉)

8 Comments

  1. Sim 😊 😊

    Só boas dicas 😘

    https://www.youtube.com/channel/UC2I7mYov9Au_3rVdCPnlkvQ

    ResponderEliminar
  2. Excelentes dicas :D Eu comecei um canal mas a verdade é que a altura não é a melhor (estou a acabar o mestrado da faculdade) mas assim que tiver mais tempo quero explorar este mundo e ver se gosto tanto como do blog :D

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Adorei as dicas e seu blog é muito lindo, desejo sucesso e que você crescar muito mas

    ResponderEliminar
  4. Eu ameeeiiiiiiii,faz mais posts como esses me ajuda muito. . Obrigada
    😀

    ResponderEliminar
  5. Tambem quero saber essas dicas! E qual é o editor de videos que usas meu amor?
    Love, M
    www.blackrosebyannluck.com

    ResponderEliminar
  6. SIM!! :D Estou mesmo agora a começar um novo canal, preciso de toda a info possível!

    http://the-morning-sunshine.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Follow Me On Instagram