Pintar com a Luz

Hello!
Ontem publiquei uma nova foto no instagram e hoje venho-vos falar um bocadinho mais sobre ela, como a criei, que materiais usei e que funções usei na minha câmara fotográfica, para também vocês poderem recriá-la!
A inspiração
O Nuno anda cheio de vontade de ter uma máquina fotográfica e aprender mais sobre Fotografia por isso ontem mostrei-lhe como desenhar com a luz. Quando ele me deixou em casa decidi pegar na minha máquina fotográfica e tentar criar uma nova foto para colocar no instagram com esse tipo de técnica.
A técnica
Em 8 minutos tinha as fotos necessárias para criar a foto final: usei 3 minutos para experimentar e decidir que luzes queria iluminar a minha cara,  1 minuto a perceber que iria ficar sempre desfocada porque é difícil estar quieta durante 3 segundos, 1 minuto a desenhar com a luz, e 3 minutos a tirar uma foto de retrato que gostasse.

Como vos ensinei no vídeo "Desenhar Luz nas Fotos", que se encontra aqui neste post, vocês podem desenhar luz nas vossas fotos, fazer literalmente o desenho, forma, símbolo, que quiserem! Para isso só precisam de estar num espaço bastante escuro, colocar as definições da vossa câmara para Iso 100, o diafragma com um número mais elevado ( ex. F10) e uma velocidade superior a 1 segundo e já está! Depois é só clicar no botão para tirar uma foto e fazer desenhos com alguma fonte de luz ( lanterna, flash do telemóvel, etc ) durante o tempo de disparo.

Se vocês estiverem sozinhas a tirar fotos e quiserem também aparecer é bastante normal que fiquem ligeiramente desfocadas, porque vão ter de estar paradas alguns segundos e fazer movimentos com a luz ao mesmo tempo. Embora eu adore o efeito de arrastamento, e para alguns de vocês pode ser exatamente o que vocês procuram para a vossa nova foto, eu ontem queria algo diferente, queria ficar completamente focada e ter os desenhos de luz à minha volta.

Por isso decidi dividir a minha foto em duas partes e depois fazer a junção no Photoshop. Para ficar focada tirei uma foto de retrato com as características: Iso 100, F 1.8, Velocidade 1/30, e utilizei a lente 50mm com a minha Canon 600D. Para as fotos de luz usei a mesma lente e a mesma câmara com as seguintes características: Iso 100, F 11, Velocidade 3,2 segundos.
As Fotos que Utilizei

Para a foto final do instagram utilizei estas três fotos. A foto de retrato como base e as outras duas como camadas.

Se vocês conhecerem alguns dos meus vídeos de edição de fotos no picsart de certeza que se lembram de me ver a usar imagens com fundo preto e a aplicar-lhes um modo de camada para os fundos pretos se transformarem em fundos transparentes e deixarem apenas os tons mais claros nas imagens. E foi exatamente isso que fiz no Photoshop!

Às duas camadas de luz adicionei o Modo "Lighten", eliminei algumas das luzes que estavam à frente da minha cara, e já está!

E é isto por hoje :) Espero que estejam a gostar de me ver/ler um bocadinho todos os dias.

Beijinhos,
Maria
O Vídeo

5 Comments

  1. Ficam tão giras as fotos com esse efeito de luz !
    xoxo,

    www.atwednesdaysiwearpink.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Oh Meu Deus! Adorei a foto! Ficou mesmo linda! Quero ver mais destes posts!

    Há Q&A no blog, faz a tua pergunta!
    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  3. Também gosto de utlizar esse efeito. Conseguem-se fotografias excelentes! Mas nunca experimentei fazer de modo a que aparecesse, mas quem sabe ;)

    Beijinhos,
    Paula Moreira Santos

    ResponderEliminar
  4. gostei muito das fotos, mas não possuo uma camera assim então não há como fazer haha
    beijos


    https://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Follow Me On Instagram