25 Ideias para Cadernos

Eu adoro cadernos, mais do que devia, muito provavelmente! Já criei os meus próprios cadernos e agendas, já personalizei cadernos lisos, e já comprei vários, mais do que quero admitir.

Para mim, ter um caderno é ter um mundo de infinitas possibilidades na mão. E hoje queria-vos dar 25 ideias para 25 cadernos, 25 pequenos livros, só vossos!

Se esse assunto te interessar, continua a ler!
Video
25 Ideias para preencher Cadernos Vazios
  1. Criar uma Agenda Pessoal
    • A ideia principal é organizar o vosso tempo da melhor forma, serem o mais produtivos possível. Uso e abuso deste tipo de caderno.
  2. Criar uma Agenda Profissional
    • Perfeita para qualquer área de trabalho. Utilizo uma para o meu trabalho como blogger/youtuber e ajuda-me imenso!
  3. Caderno de Rabiscos/Rascunhos/Esboços
    • Aconselho imenso toda a gente a ter um caderno para rascunhos, para desenhos, para esboços, porque desenhar ajuda-vos a relaxar e também a aprender, ou melhorar, a técnica do desenho. Dá um estímulo maior a vivenciar as coisas porque vocês ficam muito mais atentos ao que vos rodeia.
  4. Caderno das Receitas
      • Podem criar um livro de receitas completo, com todos os tipos de pratos, ou, se for um caderno com poucas folhas, dividir os cadernos por categorias e criar uma colecção.
    1. Cadernos das Bebidas
      • Parecido com a ideia do caderno das receitas mas desta vez para as vossas experiências com bebidas.
    2. Caderno de tecidos/padrões
      • Adoro retirar pequenos tecidos e padrões e juntá-los todos num caderno. Sempre que gosto de algum padrão, em algum lugar, recorto um quadradinho e guardo no meu caderno para mais tarde relembrar. Para muitas pessoas esses quadradinhos podem representar memórias de algum dia, de alguma coisa que aconteceu, uma prenda que receberam de algum dia específico, mas para mim, gosto de ver este caderno como uma fonte de inspiração que gosto de revisitar sempre que quero criar novos padrões para as minhas ilustrações!
    3. Criar um diário pessoal
      • Na vossa agenda vocês adicionam as coisas que têm de fazer no dia, coisas a fazer na semana, mas no diário vocês exprimem como foi o vosso dia, o que é que vocês sentiram, quais foram as vossas emoções do dia. Para muita gente é terapêutico e é um caderno incrível para se ter. Se vocês precisarem de algum tipo de conforto eu acho que ter um diário é absolutamente perfeito para esse tipo de situações.
    4. Caderno para Tipografia
      • Um caderno para treinar caligrafia e tipografia.
    5. Caderno das Inspirações
        • Isto pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes, mas, vocês podem fazer recortes de revistas, de jornais, coisas que vos inspiram, frases, fotos que vocês encontram em algum lado, em panfletos, em alguma coisa que vocês encontram na rua. Depois só precisam de revisitar esse caderno e inspirarem-se novamente.
      1. Caderno da Gratidão
        • Uma espécie de diário, mas mais simples, em que vocês escrevem todos os dias três coisas que vocês se sentem gratos no dia. Quando estamos a ter um dia mau, é algo bom para se fazer para mudar o humor e sermos cada vez mais positivos.
      2. Cadernos de livros a ler, e séries/filmes a ver
        • O título desta ideia explica bem sobre o que é, e sei que existem muitas pessoas lindas que lêem o meu blog que iam adorar ter um caderninho para esta finalidade.
      3. Caderno de Frases Inspiradoras
        • Uma coisa que me inspira muito são frases, coisas que eu vou ouvindo, coisas que eu vou lendo na internet, coisas que leio em livros. E há certas frases que marcam, há frases que ficam gravadas na cabeça e gosto muito de passá-las para um caderno para, sempre que precisar de renovar a inspiração, passar por lá.
      4. Caderno de Jardinagem
        • Há informações que vocês podem reunir sobre o vosso jardim, as flores que vocês plantaram em dia X, ver quanto tempo é que demoram a crescer, saber o que é que vocês podem plantar durante o ano todo. Há imensa informação sobre jardinagem que é muito importante e há muita coisa que vocês vão aprender ao longo dos tempos, ter um caderno com essa informação toda é super útil.
      5. Agenda Temática
          • Uma agenda para uma situação específica. Por exemplo, um caderno do natal, com páginas para as coisas que vocês precisam de comprar para receber X pessoas em casa, ideias para os jogos de família, bebidas e receitas da época. Escrever o vosso próprio livro sobre as vossas festividades.
        1. Agenda de Desporto
          • Para se conseguirem pôr a par do vosso plano de alimentação e de desporto.
        2. Caderno das listas a fazer
          • De certeza que vocês já ouviram a expressão "to do lists", existem várias à venda em papelarias. E porque não fazer a vossa própria num caderno? Podem criar templates de listas, por exemplo, listas para festas de anos, listas para as compras do mês, e ir revisitando sempre que precisarem.
        3. Mini caderno das Passwords
          • Um mini caderno, com todas as vossas passwords! Escondam-no num sítio secreto, por favor!
        4. Caderno de Apontamentos
          • Um dos meus cadernos preferidos é o meu caderno de apontamentos da Faculdade. Para além de me ter dado imenso jeito, para estudar para os exames, gosto de o rever por ter pequenos desenhos em todas as folhas.
        5. Caderno do Projecto
          • Sempre que crio um novo projecto, crio também um caderno para o acompanhar. Adoro ver o progresso, da ideia inicial, para algo finalizado! É uma boa forma de documentarem um projecto, e ver todas as etapas em que passou.
        6. Caderno das Poupanças
          • Uma boa forma de vocês verem se estão a gastar muito dinheiro. Uma boa forma de reduzir desperdícios, para conseguir poupar para alguma viagem que vocês queiram fazer, ou para algum produto que vocês queiram comprar.
        7. Caderno dos Hábitos
          • Há imensos hábitos que muita gente quer controlar, por exemplo, beber mais água, dormir mais horas, 8 horas por dia, fazer mais exercício físico. Se vocês tiverem uma agenda diária para os vosso hábitos torna-se mais fácil saberem se estão a cumprir ou não e ver se está tudo em conformidade.
        8. Caderno dos Contactos
          • O caderno dos contacto é uma coisa que existiu há alguns anos atrás e toda a gente tinha mas isso perdeu-se um bocadinho com o uso do telemóvel. Porque não relembrar esse caderno e criar um nosso? É um bom sítio para colocar as moradas e datas de aniversário das pessoas mais próximas.
        9. Caderno dos Sonhos
          • Um caderno que quero muito fazer! Tenho sempre sonhos bizarros, mas acabo sempre por me esquecer 5 segundos depois de acordar. A solução? Criar um caderno, deixá-lo na mesinha de cabeceira, e assim que acordar, escrever logo para não me esquecer.
        10. Caderno da viagem
          • A minha ideia principal é vocês criarem um caderno das viagens que façam, ou seja, de coisas a ver, sítios a visitar, criar uma espécie de guia da cidade em que vocês vão estar e depois fazer recortes de inspirações, das fotos que tiraram, dos bilhetes, dos recibos, e colocar tudo nesse caderno.
        11. Caderno das Ideias
          •  Ideias de quê? Ideias de qualquer coisa. Isto vai mudar de pessoa para pessoa. Para mim, utilizo imensos cadernos de ideias para colocar as minhas ideias para posts no blog, no instagram, para vídeos no youtube. Para outra pessoa, por exemplo, um cozinheiro, pode ser ideias para novos pratos, ideias de como inovar.
        Como dá para perceber bem, as possibilidades são gigantescas!
        Vocês podem criar o vosso próprio livro, e ter na mão o vosso do mundo! Isso não é absolutamente incrível?
        Espero que tenham gostado! E se tiverem ideias para novos posts/vídeos digam-me nos comentários. 

        2 Comments

        Follow Me On Instagram