Escrever em duas línguas - Tutorial Código

Como já devem ter reparado, em alguns posts, eu utilizo um código que me permite dividir os posts em duas línguas, português e inglês.

Esta funcionalidade é perfeita para quem precisa de escrever em duas línguas, e permite que o post não fique gigante ou confuso.
Os créditos deste código/ideia vão para a Sofia do MonoChromatic Wave. Ela criou este código de raiz e tenho de lhe dar os parabéns por isso.

É verdade que os meus botões são diferentes dos dela, mas vocês já sabem que eu tenho sempre de personalizar de acordo com o meu blog ahah ( se quiserem que vos ajude a personalizar já sabem, é só pedir nos comentários )

Como não queria só dizer "Vejam o post da Sofia, adeus!", achei que vos podia explicar de uma forma mais simples o que a Sofia explicou no vídeo.
Uma das coisas que a Sofia disse, no vídeo, é que criava um rascunho em Português, e depois criava um rascunho em Inglês, e depois juntava tudo no Post Final. Mas eu sinto que vocês conseguem fazer tudo na mesma publicação, por isso vou-vos ensinar de uma forma um bocado diferente, mas que acho que vos vai agilizar imenso o processo.
EXEMPLO - Clica e Experimenta
Português English
O VOSSO TEXTO EM PORTUGUÊS VAI PARA AQUI
Vamos lá, a primeira coisa que precisamos de fazer é abrir o nosso editor de Mensagens. E vamos escrever o post em Português e o post em Inglês. Separados apenas por parágrafos vazios.

Esta imagem aqui em baixo serve só como exemplo do que vocês poderão ver no vosso código html. De um lado terão o vosso texto em português e do outro o vosso texto em inglês, mas o mais importante disto tudo é a separação, quanto mais espaçamento derem aos vossos códigos mais notório fica para vocês a distinção entre esses dois códigos, por isso carreguem no botão Enter o mais que quiserem, se isso vos facilitar a leitura do código. Esses cliques no enter ( os parágrafos ) serão traduzidos no código como
Depois de acabarem de escrever o vosso post, de lerem e relerem mil vezes para ver se não vos escapou alguma coisa, está na altura de separar os dois textos e transformá-los em botões fofinhos e inteligentes.

Para isso vamos precisar deste código aqui em baixo, coloquei alguns comentários para perceberem melhor o que precisam de fazer:
Copiem este código acima e colem no código html do vosso post, logo no início. Neste gif aqui em baixo vou-vos demonstrar 3 coisas. A primeira coisa que fiz foi copiar o código para o início do meu post. De seguida peguei no meu texto em português e substituí pelo texto "O VOSSO TEXTO EM PORTUGUÊS VAI PARA AQUI", e fiz o mesmo com o texto em inglês, peguei nele e substituí pelo texto "O VOSSO TEXTO EM INGLÊS VAI PARA AQUI".
Onde disser "COLOQUEM A VOSSA FOTO PRINCIPAL AQUI", é para colocarem a foto que vai aparecer tanto para o vosso texto em português, tanto para o em inglês. Podem colocar lá diretamente o código html da imagem ou se preferirem clicar no botão Redigir, adicionar uma imagem, como fazem normalmente, e depois retirar o texto "COLOQUEM A VOSSA FOTO PRINCIPAL AQUI".

Agora vem a parte um pouco mais complicada, mas que não tem nada que saber, prometo. Se vocês repararem, no código da Sofia, existe uma data que se repete imenso 21_06_2014. Isso é o que identifica e interliga tudo no vosso código para que os botões funcionem.

Como a Sofia explicou, não é possível ter vários posts com este mesmo código porque as coisas podem entrar em conflito e o vosso blog pode não funcionar correctamente, ao que ela aconselhou utilizar um código diferente para todos os posts. Ou seja, essas datas que vêm aí, podem ser trocadas pelo dia do post, por exemplo, hoje é dia 8 de Novembro de 2017, e poderíamos traduzir isso para 08_11_2017. Se clicarem nas teclas Ctrl e F e colocarem a data 21_06_2014 , essa data será iluminada a amarelo e assim conseguem facilmente trocar essa data pela data do post, como podem ver pelo gif aqui em baixo.
E é isso minha gente. Troquem todas essas datas pela data do dia em que querem publicar. Cliquem no botão publicar e está feito. Espero que este post vos tenha ajudado. Boas postagens :)

4 Comments

  1. Muito obrigada pelo tutorial, Maria :D Era mesmo o que eu precisava!

    ResponderEliminar
  2. Adorei esse tutorial, agora só gostavas de saber personalizar os botões.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olaaa... Era mesmo uma simplificação que eu estava a precisar. Usei o código da Sofia antes mas acabei por deixar de o usar. Mas vou usar esta tua dica e espero que me ajude!
    Obrigada pela partilha!! Beijinhos

    ResponderEliminar

Follow Me On Instagram