Como ser um Youtuber? PARTE I
Acessórios

Hey :) Eu hoje tenho para vocês várias dicas que vos vão ajudar a começar e a alcançar tudo o que quiserem no mundo do Youtube!

Eu comecei a fazer vídeos há pouco mais de 2 anos. Uns meses depois de começar, resolvi aplicar-me mesmo e por sorte, pesquisa, trabalho, e magia, consegui chegar aos 28.000 seguidores e 1 milhão de visualizações em pouquíssimo tempo.

Se quiserem ver que dicas tenho para vocês é só continuar a ler.
Eu tenho o que é preciso para ser Youtuber?
Esta é uma das perguntas que vocês mais me fazem, e consequentemente são seguidos pelas seguintes frases:
"Sou muito tímido/a"  "Tenho medo de ser julgado/a e gozado/a"  "Não tenho ideias nenhumas para vídeos"

Olhem para essas frases, todas elas são direccionadas para vocês, o que vocês pensam, o que vocês pensam que sentem, o vosso único inimigo são vocês. Por isso, se vocês quiserem mesmo começar um canal de Youtube descartem todas estas ideias negativas e comecem! Estou aqui para vos ajudar.
Acessórios Essenciais
Nós, felizmente, vivemos numa época em que as nossas câmaras de telemóvel conseguem ser tão boas como uma câmara específica para filmagens. O meu telemóvel, LG V10, tem uma câmara fantástica com estabilizador para vídeo e eu adoro usá-lo para algumas filmagens para o canal porque é super conveniente e fácil de utilizar.

Por isso, não ter câmara fotográfica Reflex não é nenhum impedimento para o vosso canal.
1. Câmara
Câmara Reflex - Vocês com esta câmara têm a vantagem de poder mudar de lente ao vosso gosto, e se tiverem uma lente com o diafragma de 1.2 / 1.8 / 2 conseguem criar aquele efeito bokeh que vocês tanto gostam.

Câmara Compacta ou Bridge - Esta câmara também pode ser uma boa alternativa para os vossos vídeos, e tem a vantagem de focar automaticamente!

Câmara de Telemóvel - Como a anterior esta câmara também foca automaticamente, o que é óptimo, e ultimamente as câmaras estão cada vez com mais qualidade, por isso se não tiverem as câmara anteriores esta seria uma óptima opção.

Webcam - Ainda existem imensas pessoas a utilizar a webcam para gravar vídeos, e vários youtubers famosos também as usam quando estão a fazer lives!
2. Suporte
Agora vocês vão ter de escolher, de acordo com a vossa escolha no ponto anterior, um suporte para a vossa câmara. E sim, disse suporte e não "tripé", porque colocar a vossa câmara pousada sobre livros e, por exemplo, em cima de uma mesa, é uma solução bastante simples e barata.

Eu tive a "sorte" de, ao comprar a minha canon, receber um tripé. Ele não é o melhor tripé do mundo, é o primeiro tripé das imagens aqui em cima, mas funciona, facilita-me imenso o trabalho e é barato!

Se vocês utilizarem o vosso telemóvel para as filmagens aconselho-vos ver um dos meus últimos vídeos onde vos mostro formas super simples e rápidas de criar suportes:
3. Audio
Quando comecei o canal usava apenas o áudio da câmara, mas o ruído de fundo era uma coisa que me irritava imenso.

Um dia, do nada, tive uma ideia. Resolvi experimentar o microfone dos meus earphones! Liguei os meus earphones ao meu telemóvel, colei o microfone na roupa, perto da minha boca, e comecei a gravar.

Mesmo com o "trabalho extra" de sincronizar o audio que gravei no telemóvel com o áudio do vídeo, achei que ficava mil vezes melhor e compensava imenso os minutos que perdia a fazer isso.

Pouco tempo depois encontrei no ebay um microfone bem barato e resolvi experimentar, o áudio melhorou e espero em breve comprar um microfone ainda melhor que ligue directamente à câmara e que me retire o trabalho de sincronizar o áudio, mas por agora sinto que funciona bastante bem e espero que isto vos prove que vocês não precisam de ser ricos para ter o melhor conteúdo, basta só serem criativos.
4. Memória e Edição
Vocês já sabem, youtubers tiram imensas fotos e gravam imensos vídeos e isso significa que precisam de cartões de memória potentes! Se usarem uma câmara reflex/compacta/bridge vão querer comprar um cartão de memória de alta velocidade para conseguirem gravar vídeos mais longos. Eu tenho neste momento 4 cartões de memória, o meu primeiro de todos que veio com a compacta, um de 4gb, depois um de 8gb que comprei posteriormente, mas os meus mais usados são um de 16gb e o último que comprei (porque o de 16gb já estava a dar as últimas, depois de mais de 5 anos) um de 64gb!

Acho que também é importante dizer que tenho um cartão de 32gb na minha go pro, e outro igual no meu telemóvel.

Os cartões de memória são super baratos hoje em dia, mas se vocês não os quiserem comprar não se esqueçam de ir colocando todos os vossos vídeos ou no vosso computador, ou numa pasta online como o google drive.

Agora que temos os ficheiros só precisamos de editar, editar, editar e editar. Este processo vai-se tornar cada vez mais fácil e mais rápido com o passar do tempo, por isso não desistam, nunca. Em relação à edição dos vídeos vocês vão poder utilizar o vosso telemóvel, o vosso tablet, ou o vosso computador. Os meus editores de vídeo são o VideoPad e o Filmora, utilizo-os porque são bastante LEVES para as nossas pequenas máquinas e fazem um trabalho bastante aceitável. Se tivesse uma máquina potente utilizaria um programa como o Adobe Premiere, ou se tivesse um Mac utilizaria o Final Cut Pro, mas... para quê complicar?

Já sabem, para ter um canal de youtube basta serem criativos, e aproveitar todas as ferramentas que têm à vossa disposição.
Sobre o que gostariam que fosse a segunda parte deste post?


4 Comments

Follow Me On Instagram