Como limpar o PC - Mais Espaço

Para muitos de nós, o nosso computador é o ser mais precioso do mundo. Pode ser o nosso objeto de lazer, o nosso objeto de trabalho, ou, como no meu caso, ambos.

Hoje vou-vos ensinar alguns truques para terem o computador sempre com muito espaço, levezinho a funcionar sem problemas.
A Reciclagem
Eu era daquele tipo de pessoas que apagava as coisas do computador mas nunca se lembrava de ir ao botão de Reciclagem para eliminar tudo definitivamente.

Chegava ao ponto de reparar no botão, clicar em "Esvaziar Reciclagem" e ter GIGABYTES de lixo! GIGABYTES!
Se forem como eu existem três tipos de solução:
  • ou treinam-se a vocês mesmos para olhar de vez em quando para o vosso botão da reciclagem e esvaziá-la,
  • ou sempre que quiserem eliminar algum ficheiro clicam em Shift+Delete
  • ou clicam no botão da reciclagem com o botão direito e clicam em Propriedades. Em propriedades podem clicar em "Não mover os ficheiros para a Reciclagem. Remover os ficheiros imediatamente após eliminar" para todos os vossos ficheiros que eliminarem não passarem pela reciclagem, mas deixem selecionado em "Mostrar caixa de diálogo" para não eliminarem ficheiros por engano.
Limpeza do Disco
Agora cliquem no vosso botão de menu e escrevam a palavra "Limpeza", e cliquem na opção "Limpeza do Disco". Se tiverem mais que um Disco façam o mesmo processo para todos. Vou escolher primeiro o disco onde instalo mais software e vou clicar em Ok.

Como vocês vêem pela imagem, eu tenho 1,21GB para eliminar. Mas ainda quero ver se consigo eliminar mais alguma coisa, por isso vou carregar no botão "Limpar ficheiros do sistema", escolher novamente o mesmo disco e de 1,21GB passei para 1,37GB, agora é só clicar em "Ok" e este programa vai-vos limpar esses ficheiros por vocês.
O CCleaner Free
O Ccleaner é um programa que também vos ajuda a remover ficheiros temporários que vos ocupam imenso espaço.

A única coisa que têm de fazer é clicar no botão "Analyse", e retirar os vistos do que não querem que seja eliminado, por exemplo, eu uso imenso o Google Chrome e não quero que me elimine passwords ou a última sessão, por isso retirei todos os vistos nesse software para a limpeza não a influenciar.

O bom deste programa é que também vos avisa quando têm de limpar o computador novamente, uma ótima ajuda para os mais esquecidos.
As Clouds
A verdade é que temos imensos ficheiros no nosso computador e alguns nem são usados, Fotografias/Vídeos/Trabalhos antigos que vocês querem guardar mas não sabem bem quando e SE os vão utilizar novamente.

E é aí que entram as "Clouds"! E não, não vos vou dizer para colocarem os vossos ficheiros em pens e discos externos porque aprendi, infelizmente, que esses aparelhos estragam-se (muito facilmente) e em segundos perdem-se anos de ficheiros importantes. As Clouds são nossas e não se estragam, e podem ou não também servir para partilhar ficheiros com outras pessoas sem se ter de entregar uma pen ou enviar um e-mail. Comodidade ao máximo, portanto.

Neste momento qualquer pessoa pode ter clouds sem pagar um tostão. Por exemplo, na Google Drive podem ter 15GB gratuitamente, não é incrível?

15gb na Google Drive = menos 15gb no vosso computador, e se precisarem de mais espaço existem outras formas de o ganhar. Ultimamente todos os novos telemóveis têm vindo com promoções para clouds, no outro dia recebi 100GB com o meu novo LG durante 2 anos. SIM 100 GIGABYTES ahah
Mas a Google Drive também faz parcerias com muitas faculdades e se pesquisarem bem também conseguem receber mais gigas na vossa google drive. No outro dia estavam a oferecer na Universidade do Porto, e há uns anos atrás recebi 50gb com a Dropbox, por ser também aluna da Universidade do Porto.

Para além de que, se vocês quiserem um armazenamento gigante de 1TB, os planos são extremamente baratos, não há desculpa.
Último passo - Patch Cleaner
Este último passo, embora seja o mais efetivo é também o mais perigoso de fazer.

Sempre que instalamos algum programa no nosso computador o nosso PC guarda uns ficheiros para quando quisermos desinstalar esse programa termos todos os ficheiros necessários para o fazer. Mas quando os desinstalamos esses ficheiros continuam lá, a ocupar imenso espaço. Acreditem, GIGAS de espaço.

Para isso existe um programa que se chama Patch Cleaner, ele foi criado por uma pessoa que tinha o mesmo problema de espaço, como nós. O que esse programa faz é analisar o vosso computador e encontrar ficheiros que estão orfãos, ou seja, que estão na pasta temporária, mas não têm qualquer tipo de ligação com o vosso computador, por exemplo, ficheiros de programas que foram desinstalados e não têm mais nada a fazer no vosso computador.

Se mesmo assim tiverem medo, podem sempre abrir esse programa, clicar no botão "Move" para vos mover esses ficheiros orfãos para outra zona do vosso computador. Se o vosso computador funcionar normalmente e sem mensagens de erro só precisam de ir à pasta para onde moveram os ficheiros orfãos e eliminar :)

O post foi grandinho mas espero que tenham gostado destas dicas. Até amanhã

2 Comments

  1. achei sua dica muito boa, meu computador vive cheio então preciso fazer isso
    beijos



    http://loucaapaixonada22.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post!Foi muito útil e já estou a fazer uma limpeza ao meu PC.
    Beijinhos

    myboulevardblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Follow Me On Instagram