Interview with Raquel Neves


Hoje vou vos dar a conhecer a Raquel Neves, dona de três lindos blogs, o I have a fashion dream, o Ideias inatas e o Ilusórias certezas.
Lê a entrevista toda, vais adorar ♥
1-Olá Raquel. Fala-nos um pouco sobre ti, quantos anos tens e onde vives neste momento?
Olá Maria e olá a todos! Então... Tenho 19 anos, feito a 8 de Janeiro, e nasci e vivo em Viana do Castelo, no Minho. Já vivi no Porto, entre os meus 3 e 7 anos, aproximadamente, e voltei. Aos 18 fui outra vez para o Porto mas regressei 3 meses depois e já vão perceber porquê. Vivo perto da praia, das melhores do país para windsurf, e num nono andar com vista sobre toda a cidade, vilas e aldeias nas redondezas.

2-Que curso estás a tirar?
Eu fiz o meu percurso no Secundário em Ciências e Tecnologias, sendo que fui para lá meia indecisa entre essa área e Artes. No caminho apaixonei-me por coisas como DNA e resolvi levar aquilo até ao fim e entrar num curso relacionado e o bichinho de criar foi ficando escondido. No final do 12º, entrei em Biologia na FCUP e andei lá três meses, nos quais só gostei de duas cadeiras, apesar do curso ser interessante, e desconbri um jeito para as matemáticas que não conhecia em mim. Disseram-me na altura: "artes ou ciências... tens jeito para tudo!". E adorei a praxe, a praxe que eu sempre sonhei e que correspondeu no fim as minhas expectativas, e não aproveitei o melhor... Mas o bichinho das artes cresceu, porque eu tive a certeza no momento em que experimentei aquilo que seria a minha vida, o laboratório e tudo mais, que não queria que fosse aquilo. E a minha paixão mais antiga: Design, voltou. Aparte disso tive a certeza que viver no Porto não é para mim. É lindo e muito simpático, mas só de passagem. Voltei à minha cidade e a minha escola e estou a fazer os três anos de Desenho e os dois de História da Cultura e das Artes nos 6 meses que me sobraram, (grande maluca, dizem). Este ano candidato-me, wish me luck. (Os meus amigos não estranharam nada esta decisão... parece que eu era a única que não via, é uma facto. De resto, toda a gente estranha imenso, normal!)

3-Reparei que tens 3 blogs, em que é que consiste cada um?
E todos têm nomes começamos em "i" mas isso é coincidência :D O Ilusórias Certezas foi o meu primeiro e é o meu "menino especial", comecei-o para escrever sobre os meus dias e o meu amor que tinha começado à pouco tempo e hoje em dia é só mesmo sobre isso, sobre o amor e tudo o que faz parte dele. Quem quiser conhecer o meu coração terá que o ler. O Ideias Inatas foi o segundo, e começou por ser um projecto colecctivo nascido de uma brincadeira de amigos, mas no fim fiquei eu e só escrevia de moda e por isso mudei-lhe o nome para "I Have a Fashion Dream" porque tenho mesmo (Design de Moda é das minhas primeiras opções) e porque era assim que se chamavam os meus posts. Mas fiquei com o Ideias Inatas porque tive saudades de escrever frases curtas sobre tudo e sobre os meus dias e por isso quem quiser conhecer a minha cabeça tem que o ler.
4-Em quê ou em quem te inspiras para criar os teus posts,quer no blog de escrita, quer nos dois outros blogs?
No Ilusórias Certezas, inspiro-me na minha relação e nas minhas dores e amores. No Ideias Inatas, são os meus dias, os meus devaneios e as fotografias e entrevistas que vejo por aí. No I Have a Fashion Dream, inspiro-me noutros blogs, em revistas, em fotos, em textos, nas ruas, em designers, no "um dia quero fazer isto" ou mesmo nas minhas dúvidas sobre o que vestir ou fazer.


5-Quais são as tuas bloggers favoritas?
Sem dúvida, em termos de escrita e mesmo porque é sempre simpática, a Mel do http://silenciopalavras-apf.blogspot.pt/. E no mundo "fashion" gosto das Ivânias, da nacional: http://www.ivaniadiamond.com/, principalmente porque é uma pessoa super acessível e que aparenta, no mínimo, ser muito empenhada e lutadora, e da internacional: http://love-aesthetics.blogspot.pt/, porque é realmente "diferente" ou "irreverente", tem uma criatividade surpreendente. Fora disso, tenho outros que adoro: Last Minute Dreams (tem uma qualidade acima da média); Feito num oito (uma autora e um blog que nunca me desiludem, eu adoro-a). Mas se sigo é porque gosto e há fases que leio mais uns do que outros mas aprendi a seleccionar os blogues que leio.

6-Reparei que tens um lookbook, que câmara usas e como editas as tuas fotos?
Eu tenho Lookbook um bocadinho "porque sim", mas uso um Samsung muito fraquinha, daquelas mesmo só para fotografar as festas de anos e as viagens x) e uso, normalmente, para editar, o pixlr express ou o photoscape.

7-Como descreverias o teu estilo?
Não sei definir muito bem porque nunca me enquadro num só. Gosto muito de preto, mesmo mesmo muito, de facto houve uma fase na minha vida em que identifiquei bastante com o estilo gótico e tenho um fascinio por eles, são pessoas curiosas, bonitas. Mas também sou muito feminina e gosto de sair de vestidinho e salto alto, mas não uso cor-de-rosa e nunca usei leggings (acho uma coisa horrível e que não favorece ninguém). E adoro também pormenores "vintage", nos sapatos, nos acessórios. Adoro camisolas de lã de homem e uso. Gosto de camisas brancas e coisas de ganga. Não uso maquilhagem e tenho dias que uso uma camisola, o meu casaco de ganga e já está. Bem, é mesmo variado e se tivesse que definir seria algo entre o Rock Chic, o Vintage,e o "menina bonita", que nem sei dizer.

8-No teu blog “i have a fashion dream” disseste-nos que tu e o teu namorado faziam 4 anos, muitos parabéns! Podes-nos falar um bocadinho sobre a vossa relação?
A minha relação tem uma história bonita, daquelas históras que os meus amigos gostam muito de ouvir e admiram imenso e estão sempre a elogiar, mas que é atribulada porque começou complicada e a familia não ajuda. É romântica nos acontecimentos, mas um pouco sofrida por tudo o que já tivemos de passar. Acho que não houve dia em que não tivessemos de lutar para estar juntos. As "histórias bonitas" acabam sempre por incomodar alguém... o mundo não suporta muito bem a felicidade dos outros, principalmente quando uma relação vai tão longa na minha idade. E lá está, no Ilusórias Certezas podem conhecer mais...

9-O que gostas de fazer durante o teu tempo livre?
Escrever, já se percebeu. Desenhar, costurar, andar de bicicleta (vou assim para a escola!), ler e essas coisas normais, caminhar até à praia, fazer piqueniques, andar pelas serras... fui-me tornando numa pessoa apreciadora do sol e do vento na cara, do campo e nem me apercebi...

10-Uma curiosidade que gostasses de partilhar sobre ti própria.
Sempre gostei de História, Filosofia e Religião (apesar de não ser crente em nenhuma) e não me canso de estudar àreas dentro do assunto, um dia tiro a licenciatura em Filosofia só pela curiosidade. Sou assim muito de devaneios e dúvidas e talvez por isso mesmo sempre me consideraram "sui generis", usando as palavras do meu professor de Psicologia sobre mim, nos meus circulos sociais. Uma curiosidade: quero muito viver e estudar em Londres.

11-Tens alguma mensagem que queiras deixar aos teus seguidores?
Gosto muito de vocês. Sem clichés e de coração. Porque vocês têm paciência para mim e me dão força nos piores momentos, porque eu me abro e vocês se abrem como se fossemos amigos de longa data. Já falei com e conheci pessoas maravilhosas graças a isto tudo. Muitas já me deram números e emails para o que eu precisasse, outras ofereçeram-me casa em Londres e disseram-me "segue os teus sonhos". Podem ver que só tenho razões para gostar de vocês verdadeiramente. Sejam felizes e estou aqui para quando precisarem!
Próximas entrevistas:

9 Comments

  1. Não conhecia a blogger, mas adorei a entrevista! :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei da entrevista! E do facto da Raquel ter 3 blogs e de se empanhar muito neles.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da entrevista, a Raquel é super querida e admiro a sua força em ter logo três blogues! Um beijinho para as duas <3

    ResponderEliminar
  4. ohhhhh também quero ser entrevistada pela maria linda :( :( :(
    ahahahha, ADOREI. excelente trabalho!

    beijinhos enormes,

    http://angiemelo.blogspot.com

    ResponderEliminar

Follow Me On Instagram